Apresentação da AUF

Sua identidade: agente de referência da cooperação universitária francófona

A Agence universitaire de la Francophonie (AUF) é uma associação internacional que reúne universidades, redes universitárias, grandes faculdades e centros de pesquisa científica do mundo inteiro que utilizam a língua. Com uma rede de 812 membros em 104 países, ela é uma das mais importantes associações internacionais de estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa.

A AUF é igualmente a Agência especializada na Francofonia para o ensino superior e para a área da pesquisa. Como tal, ela implementa, em seu campo de atuação, as resoluções adotadas pelos Chefes de Estado e de Governo dos países que compartilham o francês como língua (Cúpula da Francofonia).

Sua missão : agir para apoiar um espaço científico de excelência ao serviço do desenvolvimento das sociedades

Consciente das problemáticas do conhecimento universitário e de seus impactos no desenvolvimento das sociedades, a AUF intervém há mais de cinquenta anos junto as estabelecimentos universitários francófonos pelo mundo apoiando um ensino de qualidade acessível a todos. Para a francofonia universitária, essa é uma questão essencial em termos de repercussão internacional; para o desenvolvimento das sociedades, é uma necessidade. Sua ação é tripla:

• Ela federa a cooperação universitária francófona mundial

A AUF favorece a cooperação universitária entre seus estabelecimentos membros em um espírito de solidariedade, complementariedade e de mutualização do conhecimento. Desta forma ela contribui à vitalidade do espaço científico francês respeitando a diversidade das culturas e das línguas.

• Ela acompanha os estabelecimentos universitários

A AUF oferece aos estudantes, docentes e pesquisadores, serviços como o financiamento de mobilidades, o fornecimento de formações à distância e o apoio a projetos de pesquisa. Ela acompanha as instituições nas suas modernizações (com a atualização do sistema de gestão; programas de avaliação e auto-avaliação; preparação de projetos de estabelecimento), além de apoiar de forma mais particular as instituições saindo de crises, como os casos do Haiti, Costa do Marfim, Mali, etc.

• Ela se envolve no cenário internacional

A AUF participa de projetos de porte internacional realizados com grandes organismos utilizando sua experiência a serviço das agências de desenvolvimento e dos países membros da Francofonia e se posicionando por meio da produção de relatórios e/ou de discursos públicos sobre temas internacionais relativos à evolução do ensino superior: massificação dos estudos, avaliação e classificações das universidades, acesso das mulheres ao ensino superior, utilização da educação digital, etc.

Suas implantações: no mundo inteiro, com mais proximidade de seus membros

A AUF dispõe de uma rede de 62 implantações no mundo, repartidas em 40 países.

Sua sede está instalada em Montreal (Canadá) e seus serviços centrais são distribuídos entre Montreal e Paris (França).

Dez escritórios regionais pilotam as intervenções da AUF in loco: na África Central e dos Grandes Lagos, na África Ocidental, nas Américas, na Ásia-Pacífico, no Caribe, na Europa Central e Oriental, na Europa Ocidental, no Magrebe, no Oriente Médio e no Oceano Índico.

Oito unidades administrativas, 37 campus digitais francófonos, com foco no aprendizado por meio digital, e 5 institutos da Francofonia consagrados à formação, pesquisa, conselho e expertise, completam este dispositivo regional de intervenção.